quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DADO BIER DCS

Após comentários sobre a nossa escolha - único voto à Dado Bier Double Chocolate Stout - como melhor Ale que degustamos no ano passado, dentro da retrospectiva “Os Melhores de 2009” do jornalista político-cervejeiro Roberto Fonseca, do Estadão, disponibilizamos, agora, a nossa avaliação.

Não bastasse a dificuldade do Carlos Bolzan, mestre cervejeiro da Dado Bier, em adicionar Erva-Mate na cerveja (Dado Bier Ilex), agora a cervejaria do cubo numérico apresenta mais uma combinação inusitada: uma Stout com adição de chocolate. Oriunda da habilidade de dois cervejeiros caseiros da ACERVA carioca – Aliás, por que essa associação não chama-se ACERVA fluminense? A técnica de utilizar um subproduto do cacau com um subproduto da cevada foi tão apurada que, em nossa opinião, acaba com os rumores do convite aos cervejeiros de outro estado na formulação de uma cerveja gaúcha. Esse bairrismo ao que está acima do Mampituba deve ser desprezado. Até na Arquitetura da capital rio-grandense, nossas maiores obras modernas e contemporâneas são de um Uruguaio e de um Português. E, já se cogita um Paulista para os próximos grandes projetos. Ou seja, a tecnologia é oportunamente transponível.

Mas, voltemos ao mundo da cerveja! Segue a nossa avaliação.


APARÊNCIA

Ganhamos, diretamente do proprietário Eduardo Bier Côrrea - o Dado Bier -, uma garrafa de 355 ml (LN – ‘long neck’), ainda sem rótulo. Tudo o que soubemos do produto foi verbal ou em pesquisa. Sendo Stout, ainda mais com adição de chocolate, a coloração escura era prevista. Analisando mais precisamente, podemos observar tons averlhados como os refrigerantes de cola, e uma leve turbidez do corpo com notável densidade. A espuma conseqüentemente amarelada e cremosa, infelizmente foi passageira.


PRESSÃO

Lamentavelmente, nossa amostra (“filha única de mãe solteira”) apresentou pouca pressão. Todavia o grande volume inicial do creme, não persistente, manteve uma fina camada de espuma permanente.


AROMA

Aroma complexo. Percebemos o lúpulo aromático em meio a um ambiente harmonioso e agradável de chocolate, torrefação (puxando ao café), malte, e álcool.


SABOR

Se o aroma é harmonioso, o gosto de álcool preeminente roubou a cena. A amostra que recebemos não continha rótulo, entretanto a informação de que essa cerveja tenha mais de 10% APV confirmou nossa tese de que o álcool não foi qualitativamente mesclado e, potencializou o retrogosto tostado.


CORPO

Corpo satisfatoriamente encorpado e equilibrado, algo um tanto liquoroso. Boa carbonatação que efervesce na língua.


IMPRESSÃO GERAL

Essa é a Dado Bier mais cara da carta, mas para quem paga o custo de um prazer é um bom negócio. Uma boa pedida para a Páscoa precoce que está por chegar!

Procures o teu ovo, ou melhor, a tua Dado Bier Doble Chocolate Stout, deguste-a e dividas a tua opinião!




Nota: Testamos e tentamos uma zitoharmonização (gastronômica) com chocolate, mas a enunciada presença de álcool no paladar prejudicou a mesma.

Já a zitoharmonização musical ("harmonizasom") foi ao embalo da música 'Makes Me Wonder,' da banda estadunidense Maroon 5.





3 comentários:

André disse...

Será lançada no mercado?!

As noticias davam conta de que o lançamento previsto era para segundo semestre de 2009, pelo que temi que não fosse mais ser lançada.

Tomara que seja, é uma inovação ousada para a DaDo Bier.

Patrick Stephanou disse...

Caro, André,
se não me engano, havia Dado Bier DCS na Dado Bier matriz, ou seja, no GastroPub, em Porto Alegre, até o final do ano passado. Como a fábrica mudou da capital para Santa Maria (antiga capital!), houve um hiato na elaboração das especiais. Com cerveja, digo, com certeza, melhor seria tu entrares em contato direto com a cervejaria (51 3378.3000) - nesse momento que te escrevo, sem atendimento.

André disse...

Valeu Patrick,


Vou verificar com os mesmos. É que reportagens da época davam conta do lançamento em garrafa, e não apenas nos bares da Marca.

Obrigado de qualquer forma.


Abraços,
André

postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...